Eduardo Baldaci de Lima(Maui, 2006) chegou em Cuiabá para plantar uma igreja. Foi ali que ele estabeleceu seus primeiros contatos com o Instituto Haggai, por meio de seminários locais. De lá para cá, Baldaci tem aplicado consistentemente o que tem aprendido com o Haggai e tem visto grandes resultados em seu ministério.

Foto em frente à placa do Mid-Pacific Center, em Maui, USA
Foto em frente à placa do Mid-Pacific Center, em Maui, USA
Baldacicursou Teologia no Seminário Teológico Batista de Niterói (89-92), é astrônomo “amador” (um dos quatro reconhecidos pela NASA no Brasil) e ouvidor público. Como pastor, eleestá envolvido no projeto de implantação de uma igreja, juntamente com sua esposa Kely Regina Baldaci, que fez educação religiosa no IBER, e é graduada nacional do Haggai (Campinas, 2005). Eles são pais de Cyro e Gabryella.

Fachada principal da Igreja Batista Comunitária de Cuiabá
Fachada principal da Igreja Batista Comunitária de Cuiabá
Sua história de conversão é um tanto peculiar, pois o seuinteresse pela astronomia desde os tempos de infância o fez ler a Bíblia em busca de fatos científicos co-relacionados com a ciência. Esse interesse pelaastronomina abriu portas para seu trabalho evangelístico:É estratégico ser um pastor-astrônomo, por uma simples razão: Escolas não abrem as portas facilmente para pastores, mas sempre estão dispostas a receber um astrônomo com um telescópio para falar aos alunos, diz ele.

Desde2005, ele e sua família se mudaram para Mato Grosso com o firme propósito de plantar a Igreja Batista Comunitária. Com seu contato com o Instituto Haggai,Baldacifoi para o treinamento internacional, em Maui (2006).

Baldaci ensinando nas escolas de Cuiabá, MT
Baldaci ensinando nas escolas de Cuiabá, MT
E ele saiu de Maui com a seguinte visão: O Haggai tem sido o bálsamo de Deus para a minha visão ministerial. Pois, para dar início ao trabalho de plantar da igreja, necessitei ‘fazer tendas’, aceitando o convite para me tornar ombudsman no governo de Mato Grosso. Eu me sentia tentado a acreditar que minha influência deveria ser restrita à esfera eclesiástica. Nesta hora, porém, Deus usou o Haggai para que eu passasse a ver o emprego não como uma atividade meramente secular, mas como um ministério, uma porta para influenciar a sociedade com os princípios do evangelho através do testemunho de vida.

Baldaci: Apaixonado astrônomo amador
Baldaci: Apaixonado astrônomo amador
No seu entender, a imersão cultural e a capacitação recebida em Maui foram instrumentos poderosos de Deus para expandir sua visão de ministério, mexendo com valores da sua vida em três áreas específicas: pastorado, profissão secular e sua paixão amadora por astronomia. Foi lá em Maui que ele entendeu que poderia fazer muito mais que um trabalho missionário no sentido técnico do termo. Lá ele decidiu ampliar sua influência na cidade de Cuiabá e no Estado e associar tudo isso ao trabalho de plantar a igreja.Como resultado, Deus usou esta visão para torná-lo conhecido e influente num lugar onde isso lhe parecia quase impossível.Esta estratégia de envolvimento acabou rendendo a ele uma vasta rede de relacionamentos que lhe éfavorável no trabalho missionário. De lá pra cá, Baldaci criou e lidera um projeto de conscientização da classe política para a construção doprimeiro Planetário-Observatório de Mato Grosso e também aceitou o convite para assumir aOuvidoria da Educação do Estado de Mato Grosso. Quantas portas foram abertas através desse seu engajamento no mundo secular!

Baldaci dirigindo-se ao governador e autoridades no Palácio do Governo
Baldaci dirigindo-se ao governador e autoridades no Palácio do Governo
Hoje, atuando na educação, ele tem sido chamado para auxiliar no combate da violência nas escolas, no entrosamento entre equipes e na reformulação da rede de ouvidoria do governo de Mato Grosso, o que já lhe rendeu, inclusive,um título de Melhor Ouvidor do Estado. Em todas as oportunidades, ele procura apresentar e cultivar os mesmos princípios que lhe foram transmitidos pelos facilitadores do Instituto Haggai, em Maui, e utiliza estas oportunidades para anunciar o evangelho.

Maquete do projeto de um observatório espacial em Cuiabá
Maquete do projeto de um observatório espacial em Cuiabá
Outro fatodiretamente relacionado com o Instituto Haggai, e que se tornou muito marcante para ele, porque aconteceu enquanto participava do Seminário Internacional de Liderança Avançada em Maui, foi a oportunidade de visitar o Summit do Haleakalã e chegar atéà porta do Air Force Maui Optical and Supercomputing Observatory, (um altíssimo observatório da Força Aérea americana, equipado com um supercomputador) construído estrategicamente acima das nuvens, e que permite visualizar estrelas 365 dias do ano.

Foto aérea do observatório óptico em Maui, EUA
Foto aérea do observatório óptico em Maui, EUA
ÉBaldaciquem faz desta experiência, especialmente maravilhosa para um astrônomo, umametáfora, dizendo: Assim tem sido o Haggai para mim, um instrumento poderoso de Deus, colocado estrategicamente em minha vida, permitindo que eu veja os sinais eternos de Deus no céu da Sua vontade, bem acima das nuvens, que às vezes aparecem em nosso caminho.