Como todos sabemos, os XV Jogos Pan-americanos (Rio 2007) foram um evento multiesportivo organizado pela Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA) realizado na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, entre 13 e 29 de julho de 2007 com a participação de 5662 atletas de 42 países do continente americano, disputando 35 modalidades esportivas.

Marcos Grava
Marcos Grava
Aproveitando o ajuntamento de proporções internacionais, um grupo de evangélicos se mobilizou para evangelizar os atletas, as equipes de suporte, os turistas e a população em geral durante aquele período. O projeto evangelístico dos Jogos Pan-americanos recebeu o nome de MAIS QUE OURO 2007. Quem estava à frente desse projeto ambicioso, como seu “coordenador geral”, era o um graduado do Instituto Haggai Internacional, o pastor e professor Marcos Grava Vasconcellos (Maui 2006)

Graduado em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Esportivo (USP) e em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), Mestre em Teologia, com concentração em Missiologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP), missionário da Junta de Missões Mundiais desde 1999, coordenador do programa esportivo missionário – PEM, membro da Associação de Professores de Missões do Brasil – APMB, professor e coordenador do curso de capacitação de ministros de esportes da FTBSP, professor do Centro de Formação de Líderes para a América Latina (CEFLAL), professor das disciplinas de estratégia missionária e crescimento da igreja e liderança cristã do Seminário Teológico Evangélico do Betel Brasileiro, e delegado da Coalizão Internacional de Ministérios Esportivos para Grandes Eventos no Brasil, membro da Primeira Igreja Batista de Santo André - SP.

Abertura dos Jogos Pan-americanos
Abertura dos Jogos Pan-americanos

Enfim, Marcos Grava esteve liderando o projeto nos 13 meses de preparação e nos 40 dias de ação evangelística, com frutos visíveis e invisíveis que só no céu poderemos conhecer em sua plenitude. O balanço geral ficou assim:

- Ação social - Foram 564 voluntários servindo em 9 locais diferentes, onde realizaram mais de 1.140 atendimentos.
- Artes - Mais de 730 artistas evangélicos, de vários locais do Brasil, realizaram dezenas de apresentações artísticas. Cerca de 13.600 pessoas ouviram o Evangelho nestas apresentações, e 825 aceitaram Jesus como seu Salvador.
- Capela - 22 capelães serviram os atletas e dirigentes na capela da Vila Pan-americana. Foram mais de 1020 pessoas presentes nos cultos diários, além de dezenas de aconselhamentos diários. Distribuímos livremente 600 Bíblia e NTs, 950 DVDs do Filme Jesus, 70 porções da Bíblias em braile e áudio, e 250 vídeos cristãos. Mais de 50 atletas aceitaram a Jesus somente no Pan, e dezenas de outros no Parapan.
- Postos de informação - Mobilizamos 73 voluntários que fielmente serviram em 6 Postos Oficiais de Informação da RioTur, onde atenderam uma média de 500 pessoas por dia distribuindo livremente milhares de folhetos evangelísticos.
- Telões - Foram instalados Telões de Projeção em 6 pontos da cidade, com a exibição de jogos e competições ao vivo, além de vídeos cristãos. Cerca de 700 pessoas estiveram presentes.

Equipe de coordenação - graduado Alex Dias Ribeiro, sentado à esquerda
Equipe de coordenação - graduado Alex Dias Ribeiro, sentado à esquerda

Intercessores - 61 mil Intercessores oravam diariamente pela segurança de voluntários, da população carioca, e por salvação de vidas durante os eventos.
- Água - 100 mil copos de água e folhetos foram distribuídos em 6 locais de competição, por centenas de voluntários que impactaram de forma especial a vida de espectadores e trabalhadores durante os Jogos.
- Voluntários internacionais - Mais de 200 estrangeiros, além de 40 tradutores de inglês e espanhol, realizaram atividades esportivas e evangelísticas em diversas comunidades carentes da Grande Rio para cerca de 10.000 crianças e adultos. Resultado: 1960 conversões e 2 pessoas vocacionadas para missões.
- Palestras - 8 convidados dirigiram palestras para dezenas de pessoas sobre temas sociais e familiares durante as atividades de ação social.
- KidsGames - 63 jovens desenvolveram atividades esportivas-recreativas, os KidsGames, em 16 locais diferentes com a presença média de 140 participantes, e mais de 450 decisões por Cristo. 10.700 pulseiras foram distribuídas.Esportes radicais - Dezenas de atletas e professores de diferentes regiões do Brasil, demonstraram e ensinaram jovens e adultos técnicas de Esportes e Esportes Radicais.

Equipe de voluntários
Equipe de voluntários

- Evangelistas - Mais de 1.800 evangelistas oriundos de Igrejas do Rio e de outras cidades do Brasil, mobilizados pelo Projeto Mais Que Ouro evangelizaram nas ruas, ginásios, praia e comércio, impactando a vida de milhares de pessoas.
- Outras cidades - 85 voluntários desenvolveram as mesmas atividades do Projeto em outras cidades do Brasil como Recife, Olinda, Fortaleza, Jaguaré (ES) e João Pessoa, onde mais de 450 pessoas ouviram o Evangelho de forma direta.
- Folhetos - De uma maneira geral o Projeto Mais Que Ouro e seus parceiros distribuíram mais de 910 mil folhetos.
- Igrejas
- Foram mais de 100 igrejas participantes diretas, e outras 150 igrejas envolvidas através dos parceiros Mais Que Ouro. Utilizamos 9 mil cartazes, 10 mil adesivos e 900 camisetas.
- Missões
- Houve 25 agências missionárias diretamente envolvidas, e outras 10 agências missionárias apoiaram o Projeto.
- Missionários - Ao final, mais de 4.000 missionários envolvidos de 20 denominações diferentes.
- Alcançados
- Foram 49.305 pessoas evangelizadas de forma pessoal e direta, sendo que destes 7.646 se decidiram por Jesus. Houve ainda 120 reconciliações com Cristo.

Equipe de voluntários
Equipe de voluntários

Marcos Grava relata com satisfação:

Servimos em diversas localidades do Rio de Janeiro. Desde a zona sul até a baixada fluminense, passando por comunidades, praças e calçadões, lonas culturais e vilas olímpicas. Entramos em escolas de samba, subimos os morros dominados pelo tráfico, vasculhamos ginásios e pontos turísticos em busca dos sem Cristo. Mostramos em todos os lugares que a tese cristã de transformação social vai além de nossos púlpitos. Nosso povo não afinou, em momento algum, já que a nossa segurança vinha do alto. Se o Senhor era por nós, quem seria contra Seu povo e Igreja? Antes do Pan havia muita preocupação com a segurança de nossos voluntários, mas Ele protegeu cada um dos Seus. Aleluia! O inimigo não viu nossas costas em nenhum momento meus irmãos, pois nós o encaramos de frente. O resultado disso já conhecíamos, suas portas não prevaleceram contra nós. O Pai havia nos prometido que nEle nosso esforço não seria vão. Qualquer um sem Cristo era um campo missionário. Assim, ganhamos ricos e pobres, turistas e população local, atletas e fans, traficantes e policiais. Nossos 4 mil companheiros não ganharam uma medalha sequer: nem de ouro, nem de prata, nem ao menos de bronze. Ao contrário, ganharam vidas, aos milhares, vidas que valem mais que uma medalha dourada, vidas que hoje estão com seus nomes escritos na eternidade, como o meu e o seu.