O UNAC, Projeto União de Amigos das Crianças, foi escrito por um participante do Seminário Nacional de Liderança Avançada do Instituto Haggai, em Campinas, outubro de 2007, aproveitando um trabalho já iniciado. Com o seminário, o projeto ganhou mais estrutura e se fortaleceu. Hoje, o UNAC está devidamente registrado, com o CNPJ número 09234846/0001-60.

Turma do reforço
Turma do reforço

Membro da 2ª Igreja Batista de Petrópolis, Ignácio Resende é engenheiro elétrico com mestrado em Engenharia de Sistemas de Potência, casado com Rosa Elisa B. de Lima Resende, professor de Escola Bíblica Dominical de sua igreja, onde orienta novos convertidos adolescentes, jovens e adultos na sua preparação para o batismo. A pedido de seu pastor Edelto Barreto Antunes, ele assumiu a liderança da Congregação do Sertão do Carangola, situada em um dos bairros de Petrópolis, Rio de Janeiro.

Bia Bedran
Bia Bedran
Em março de 2007, diante da grande quantidade de crianças do bairro foi criado o "Clubinho", seguindoo modelo criado pelos missionários irlandeses Nigel e Linda,uma atividade com as crianças, aos sábados, com duração de duas horas na parte da manhã, constando de oração, louvor e ensino de histórias bíblicas e versículo para decorar,em salas de aula com classes separadas por faixas etárias. A presença já chegou a 202 crianças, sendo servido lanche após a aula. A disciplina, a freqüência e o aprendizado eram premiados com brinquedos e roupas da "lojinha" do Clubinho.

Bia Bedran
Bia Bedran

Em outubro de 2007, Ignácio Resende fez o Seminário Nacional de Liderança Avançada do Instituto Haggai, em Campinas, e foi ali que ele colocou no papel o projeto da UNAC. De lá para cá, o projeto se estruturou e cresceu. Hoje, ele conta com uma pedagoga (Mônica) na direção do reforço escolar, com 72 crianças matriculadas e com uma lista de espera de 35 crianças. As crianças foram trazidas por seus pais e estes assinaram um contrato de parceria com o projeto. As professoras são evangélicas e trabalham, durante a semana, com o Ensino Fundamental. Aos sábados, o programa começa às 8h00 com uma devocional de meia hora seguida de aulas até às 11h30. Às 9h30 o lanche é oferecido às crianças. Os adolescentes que estão na 7ª e 8ª série estão tendo aulas das 15h00 às 18h00. Durante a semana, enquanto não estão nas suas escolas, recebem aulas de informática. A partir do segundo semestre, as crianças terão acesso a aulas de robótica (sendo a UNAC a primeira escola a oferecer robótica em Petrópolis).

Encerramento UNAC,2007, Ignácio e esposa nas pontas
Encerramento UNAC,2007, Ignácio e esposa nas pontas

A Assistência social, outro pilar da UNAC, já começou. Na liderança deste setor está a Ana Cleide, que oferece apoio às necessidades das famílias das crianças, seja de alimentação, seja de saúde, um trabalho paralelo ao de ensino secular e bíblico.

Em março deste ano começou também a profissionalização, o terceiro pilar da UNAC, oferecendo o primeiro curso para adolescentes de montagem e manutenção de computadores. Outros cursos serão agregados com o decorrer do projeto.

Reunião das mães no Sertão
Reunião das mães no Sertão

Para 2009, a idéia é iniciar o Ensino Fundamental como escola regular, com ensino de imersão, das 8h00 às 18h00, com ensino, oficinas, esporte, estudo, e o mais que couber nesse tempo. Esse será o primeiro passo. Em seguida, o propósito é estender a UNAC para outros bairros e depois a outras cidades.

Até agora, os recursos tem sido levantados pela 2ª Igreja Batista de Petrópolis, por meio de doações de irmãos e de pessoas que ficam sensibilizadas com o alcance do trabalho. A idéia é avançar com registros da entidade como entidade sem fins lucrativos em nível municial, estadual e federal e assim conseguir recursos do Poder Público e empresas privadas. Tais registros só podem ser conseguidos após um ano de organização e funcionamento da UNAC.

Pedagoga Mônica e Professores Marcos e Júlia
Pedagoga Mônica e Professores Marcos e Júlia

Agora em outubro de 2008, Ignácio Resende já está matriculado para o curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios que será oferecido pelo Instituto Haggai, paralelamente ao Seminário Nacional, em Campinas. Assim Ignácio resumiu sua visão para este projeto:

Estimular competências e habilidades em crianças e famílias de comunidades carentes, buscando atender às suas necessidades, levando-as através da educação, assistência e inclusão social a uma vida que venha a ser digna e cidadã.